You are currently viewing ‘Turma da Mônica’ homenageia Neiva Guedes

‘Turma da Mônica’ homenageia Neiva Guedes

 

‘Donas da Rua’, projeto da MSP de empoderamento para meninas, conta a história da bióloga e conservacionista responsável por preservar a população de Araras Azuis

No dia 11 de fevereiro é celebrado o Dia Internacional das Meninas e Mulheres na Ciência. E para marcar a data, o estúdio Mauricio de Sousa Produções traz para o “Donas da Rua da Ciência”, espaço criado para resgatar a trajetória de pesquisadoras e cientistas que marcaram a humanidade com suas ações, a bióloga, pesquisadora e professora Neiva Guedes.

A professora Neiva é responsável por tirar as araras azuis da lista de animais em extinção. A conservacionista estudou a vida dessas aves, testando e produzindo ninhos artificiais, manejando ovos e filhotes e, acima de tudo, envolvendo a população e divulgando a importância de manter as araras livres na natureza. Desta forma, esses animais voltaram a ser comuns e abundantes em várias regiões do Pantanal e Estado do Mato Grosso do Sul.

Projeto ‘Donas da Rua’ com Neiva Guedes
Crédito: Divulgação

O Dia Internacional das Meninas e Mulheres na Ciência foi aprovado pela Assembleia das Nações Unidas em 2015 para promover o acesso integral e igualitário da participação de mulheres e meninas na ciência. No entanto, mulheres e meninas continuam a ser excluídas da participação integral na ciência. Segundo levantamento da Unesco, menos de 30% dos pesquisadores no mundo são mulheres.

O projeto “Donas da Rua” foi criado em março de 2016 e tem o apoio da ONU Mulheres. Nesta parceria, a MSP tornou-se signatária dos Princípios de Empoderamento da ONU Mulheres. Uma de suas áreas, o “Donas da Rua da Ciência”, tem como objetivo resgatar a trajetória de pesquisadoras e cientistas que marcaram a humanidade com suas ações. O projeto pode ser conferido clicando aqui.  

Deixe um comentário